Piracaia

Home / Piracaia

Piracaia foi fundada em 1817, com o nome de Santo Antonio da Cachoeira. Sua história começa quando a região começou a se destacar dentro do município de Atibaia, por suas terras férteis. Ali residia D. Leonor de Oliveira Franco que ergueu uma capela em homenagem ao seu santo de devoção, Santo Antônio, com o nome de Capela de Santo Antônio de Cachoeira, por conta das muitas cachoeiras existentes no local.

O atual nome “Piracaia” tem origem no tupi e significa "peixe assado" (pirá – “peixe” e kaîa "assado”). Localizada na Serra da Mantiqueira a cidade faz parte das Áreas de proteção Ambiental e Áreas de Proteção de Mananciais do Complexo Cantareira responsável pelo abastecimento de água de 48% da população da região da Grande São Paulo, aproximadamente 10 milhões de pessoa, e seu teor de potabilidade é de 95 % considerada uma das águas de melhor qualidade do Brasil. Sem falar que ainda hoje, Piracaia possui muitas cachoeiras desconhecidas.

Seus principais pontos turísticos são as cachoeiras, mas o mais famoso é a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, cujo teto possui a pintura de todos os papas. É a segunda igreja do mundo a possuir tal acervo, sendo a primeira, a Basílica de São Paulo, em Roma, na Itália.

Ecosane Serviços 24h - Dedetizadora e Desentupidora Profissional!

Chame a Melhor Dedetizadora e Desentupidora em Piracaia! Ecosane Serviços 24h!