Cipó

Home / Cipó

Cipó é um distrito do município de Embu-Guaçu. Distante cerca de 7 km do centro, é o único distrito do município, além do distrito sede. A história de Cipó começa com a chegada de imigrantes alemães ao Brasil no ano de 1829, onde encontravam-se os primeiros povoadores da Zona Sul da Grande São Paulo. Vindos a partir da promessa do então imperador do Brasil D. Pedro I, de ceder aos imigrantes subsídios, terras para o cultivo e instrumentos de trabalho, para iniciarem em território brasileiro suas novas vidas.

Após desembarcarem dos navios no porto de Santos, a princípio os colonos deveriam seguir para o bairro do Rio Bonito e para a Colônia de Itapecerica da Serra, no antigo município de Santo Amaro onde ranchos deveriam ser construídos. Atualmente no centro do Distrito de Cipó, bem próximo de onde ficava a antiga serraria, está localizada a Praça Henrique Schunck em homenagem ao fundador. Nesta praça está localizada a Igreja de São Sebastião, padroeiro do distrito.

Em 03 de março de 1990, Cipó foi elevado a Distrito pela lei nº 768, fazendo parte do município de Embu-Guaçu. Movimentos de emancipação de Cipó foram cogitados no passado mas sem sucesso.

Ecosane Serviços 24h - Dedetizadora e Desentupidora Profissional!

Chame a Melhor Dedetizadora e Desentupidora no Cipó! Ecosane Serviços 24h!